Gestão do fluxo de trabalho

Índice

Fluxos de trabalho

WFMS.CAD_FLUXOS_TRABALHO

Descrição

Interface para manutenção de Fluxo de trabalho

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Fluxos de trabalho:

Campos:

Nome dado para identificar o fluxo de trabalho.
Indica se o uso deste fluxo de trabalho está ativo ou não.
Título a ser utilizado como identificação deste fluxo de trabalho.
Quando o fluxo é inserido nas interfaces do sistema, este título é utilizado para identificar o conjunto de campos.
Ex:
  • Estágio
  • Situação do desenvolvimento
  • Estágio de faturamento
Texto livre para descrever um resumo deste fluxo de trabalho.
Diagrama dos estágios do fluxo.
Nome global da entidade (sistema + tabela).
Nome utilizado para identificar a respectiva entidade. Caso não informado, será gerado um nome conforme a tabela.
URL do link padrão que deve ser usado para navegar do fluxo para o registro. Essa URL deve usar a macro ${id} para o ID do registro associado ao fluxo. Esse link pode ser redefinido a cada estágio do fluxo.
Quando informado, indica que o fluxo será a atualização do fluxo somente será acionada se um dos destes atributos for modificado.
Quando informado, permite restringir o escopo deste fluxo de trabalho para apenas uma parte dos registros da entidade informada.
Permite, por exemplo, que determinado fluxo seja utilizado apenas nos documento de entrada, nos pedidos de compra, nas atividades de determinado tipo, etc.

O preenchimento deve ser feito com uma expressão compatível com um WHERE do SQL usando os atributos da entidade e usando sub-queries se necessário.
Seção de campos utilizadas para configuração de scripts a serem utilizados no fluxo de trabalho.
Quando informado, esse script pode definir o estágio do fluxo do respectivo registro, bem como o responsável.
Caso não informado e caso não exista um estágio definido para o registro, o primeiro estágio do fluxo será selecionado.
O script recebe apenas os seguintes objetos de contexto:
  • ctx: Com informações da sessão.
  • rec: Com o registro da entidade que está sendo alterada.
  • estagio: Com o objeto que representa o estágio do registro dentro do fluxo.
O script pode alterar qualquer atributo do estágio:
  • Estágio
  • Responsável
  • Data limite
Script utilizado para incluir alguma lógica desejada ao iniciar um apontamento de horas.

O script recebe apenas os seguintes objetos de contexto:
  • ctx: Com informações da sessão.
  • apontamento: Com o registro de apontamento que está sendo inserido/alterado.
  • estagio: Com o objeto que representa o estágio do registro dentro do fluxo.
Script utilizado para incluir alguma regra de negócio quando um apontamento de horas for concluído.

O script recebe apenas os seguintes objetos de contexto:
  • ctx: Com informações da sessão.
  • apontamento: Com o registro de apontamento que está sendo inserido/alterado.
  • estagio: Com o objeto que representa o estágio do registro dentro do fluxo.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Estágio
Situação do desenvolvimento
Estágio de faturamento
Estágio
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Regras

Desenhar o diagrama

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"