Sub-sistema para armazenar preferências de configurações

Índice

Valores de preferências

RTPREF.CAD_VALORES_PREFERENCIAS

Descrição

Interface para manutenção de Valor de preferência

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Preferências:

Campos:

Nome do escopo
Indica o tipo de escopo para o qual este valor de preferência é utilizado. Uma preferência pode ter diferentes valores para diferentes contextos, ou seja, o valor de uma preferencia pode variar dependendo do usuário da sessão, do estabelecimento, da instância, etc.
Para todos os tipos de escopo diferentes do padrão, deverá existir um valor para o escopo que poderá ser o ID do usuário, do estabelecimento, da sessão, etc.
  • Padrão - O valor da preferência é definido como o padrão (quando não existe um definido para o escopo específico).
  • Instância - A preferência pode ser definida para uma instância específica. Preferencias deste tipo podem ser diferenciadas por instancias do servidor, permitindo, por exemplo, diferenciar os servidores por cor de skin. A instância atual é definida pelo parâmetro de sessão INSTANCIA_ID. Este parâmetro corresponde ao NODE_ID da instância em ambientes replicados.
  • Estabelecimento - A preferência pode ser definida para o escopo de um estabelecimento específico (que deve estar definido no parâmetro de sessão ESTABELECIMENTO_ID).
  • Usuário - A preferência pode ser definida para o escopo de um usuário específico, conforme definido pelo parâmetro de sessão USER_ID.
  • Sessão - A preferência pode ser definida na sessão. OBSERVAÇÃO: Esta opção nunca é persistida no banco de dados pois é mantida apenas em memória.
Instância para a qual a preferência está sendo definida. Esta campo é apresentado apenas quando o escopo selecionado for "Instância".
Estabelecimento para o qual a preferência está sendo definida. Este campo é apresentado apenas quando o escopo for "Estabelecimento".
Usuário para o qual a preferência está sendo definida. Este campo é apresentado apenas quando o escopo definido for "Usuário".
Valor da preferência para este escopo.

Operações

Topo

Listagem

Apresenta uma lista com os registros que atendem os filtros informados. Clique no registro para selecioná-lo. Caso o registro desejado seja o primeiro (ou único), é possível selecioná-lo pressionando a tecla ENTER.
Padrão
Instância
Estabelecimento
Usuário
Topo

Inclusão

Permite criar novos registros no sistema. Informe os campos e pressione em Salvar.
Topo

Alteração

Tela que permite a alteração de um registro.
Topo

Exclusão

A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Pesquisa

Permite restringir o conjunto de registros a serem listados informando filtros para determinados campos.
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Alterar todos

A funcionalidade "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma: