Configuração de menus e dashboards

Índice

Dashboard

RTMENU.DASHBOARD2

Descrição

Interface que permite a construção de uma dashboard baseado em menu disponibilizado por parâmetro ou preferência de usuário RTMENU.DASHBOARD.DEFAULT_DASHBOARD que deve ter o valor de uma nome de menu EX: ENTRADA

Lista de parâmetros que podem ser usados nos itens de menu:

ParametroDescrição
Z_COLUMNSDefine a quantidade de colunas que o bloco irá usar, lembrando que uma linha tem um total de 12 colunas. Quando não informado, assume 12.
Z_ACTIONDefine qual action da interface (determinada no item de menu) será apresentada no box
Z_BOXDefine se o "box" por volta do conteúudo será renderizado
Z_REFRESHDefine se o box irá se atualizar de tempo em tempo o valor desta propriedade é em milissegundos (1000 = 1 segundo, 1 minuto = 60000 milissegundos, 30 minutos = 60000 * 30 = 180000)
Z_PADDINGDefine um espaçamento interno do box com o conteúdo (em pixels)
Z_COLLAPSEDefine que o box será apresentado fechado (necessitando clique do usuário para apresentar o conteúdo), caso o valor seja S
Z_HEIGHTDefine a altura do box, caso o conteúdo seja maior que o box, irá criar um scroll verticalmente
Z_RENDER_BUTTONSDefine se vai imprimir botões de ação
Z_GRAPHICDefine se o report será apresentado em forma de gráfico
Z_GRAPHIC_TYPEDefine o formato do gráfico, suportanto os valores, pie, bar, line
Z_ITEMSDefine quais colunas serão apresentadas ou retiradas das telas de lista. O valor deve conter os nome dos campos em maiúsculas, separados por vírgula. Para excluir colunas da tela de lista deve ser acrescentado o - (hífien) antes do nome do primeiro campo a ser excluído, como p.ex: -ESTADO,CIDADE para excluir as colunas de "estado" e "cidade" da tela de lista.
Z_RENDER_QUERY_OPERATORSDefine se vai imprimir a lista de query operators
Z_REPORT_INTERFACEDefine a interface que será utilizada para apresentação da consulta. P.ex: PRO_REPORTS. A interface padrão dos dashboards é PRO_REPORT2. obs: caso precise apresentar os registros agrupados via Z_GROUP_BY deve-se obrigatoriamente utilizar a PRO_REPORTS.
Z_SHOW_TOTAL_RECORDSDefine se vai ser apresentando o total de registros nas listas agrupadas.
Z_SHOW_PERCENTAGEDefine se vai ser apresentado o coluna com o % que representa aqueles registros na consulta para listas agrupadas.

Ver também:

Campos:

Nome global do menu. Será tipicamente formado por SISTEMA.NOME.
Número usado para ordenar os menus. Útil apenas para ordenar os menus que são topo.
Texto livre para descrever o menu. Meramente informativo. Ex: Opções de configuração e parametrização do sistema.
Indica se o menu deve ou não aparecer no topo da aplicação.
O "topo" será calculado como "S" se existir um usuário apontando para ele, ou a preferência do menu padrão apontar para ele.
Título do menu (texto que aparece no mesmo).
Parâmetros que são repassados para os itens de menu. Este campo é utilizado somente em menus que representam dashboards (nome do menu inicia com DASHBOARD_), não possuindo aplicação para os demais menus.
Os parâmetros informados no menu não se sobrepõem aos parâmetros informados itens do menu da dashboard (Itens de menu).
Os parâmetros que podem ser informados obedecem as mesmas configurações definidas para Dashboard.
Esse atributo indica que o menu está sendo utilizado.
Seu valor será calculado, se o menu tem relacionamentos com usuário, itens de menus e/ou aplicações(aplicacoes_sistemas) seu valor será S, caso contrário será N.
Indica se o menu está ou não ativo. Somente menus ativos podem ser utilizados no sistema.
Classifica o menu quanto ao seu tipo.
  • Menu - Utilizado como menu tradicional.
  • Dashboard - Definição de um dashboard
  • Launchpad - Definições de um launchpad para disparar interfaces.
  • Shortcuts - Utilizado para definir atalhos diretos para o sistema.

Operações

Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
NãoNãoNãoMenu
SimSimSimDashboard
NãoNãoNãoLaunchpad
SimSimSimShortcuts
Topo

Dashboard

Tela de apresentação da dashboard.
Topo

Atalhos

Bloco para uso nas dashboard, onde apresenta uma lista de atalhos importante para o usuário
Topo

Carregar item

Carrega itens individuais da dashboard para chamadas via ajax através do parâmetro Z_REFRESH.
Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Alterar

Função que irá alterar o dashboard
Topo

Tornar padrão

A operação vai alterar a preferência do usuário para que o dashboard escolhido seja o padrão para o usuário ao entrar no sistema.
Topo

Pesquisa genérica

Campos utilizados para pesquisa genérica

Dúvidas frequentes

  • Como criar dashboards?
  • Configurações

    RTMENU.DASHBOARD2.DEFAULT_DASHBOARD

    Define o menu que será apresentado como dashboard padrão para o usuário.

    Tipo: TEXT

    RTMENU.DASHBOARD2.SQL_MACROS

    SQL para incluir suporte a parâmetros adicionais

    Quando informado, indica um SQL que poderá ser usado para incluir o suporte a parâmetros adicionais nas chamadas ao DASHBOARD.

    Um exemplo de uso típico (padrão no ELIGO), é a inclusão do código da pessoa associada a sessão corrente:
    select pessoa as PERSON from pessoas where id = [PERSON_ID];
    
    
    Neste exemplo, a macro [PERSON] será automaticamente substituída pelo código de pessoa do usuário da sessão.
    O SQL pode utilizar qualquer variável da sessão corrente, tais como USER_ID, PERSON_ID, etc.

    Tipo: SOURCE_CODE