Configuração de menus e dashboards

Índice

Parâmetros

RTMENU.CAD_DASHBOARDS_PARAMETROS

Descrição

Interface para manutenção de Parâmetro de dashboard

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Dashboard:

Campos:

Nome dado para identificar o parâmetro.
Título do parâmetro que deve ser apresentado para o usuário (p.ex.: Data de emissão, Vendedor, Produto).
Domínio (tipo de dados com comportamentos) a ser utilizado para o parâmetro.
  • Data
  • Data e hora
  • Flag (check-box)
  • Número inteiro
  • Número inteiro (muito longo)
  • Número (com decimais)
  • Opção (lista de valores)
  • Opção (com autocomplete)
  • Opção (múltipla escolha)
  • Texto
  • Texto (caixa alta)
  • Texto (com quebras de linhas)
  • Texto HTML
Opções da valores para o campo. As opções podem ser definidas através de uma lista fixa de valores ou um comando SQL que retorne os valores permitidos:
  • Lista de valores fixos: Informar um valor por linha podendo usar o padrão VALOR=Descrição
  • SQL: iniciar com "select ..." e utilizar os padrões de SQL para autocomplete ou domínio de valores.
Opções de formatação para o campo. Veja documentação sobre o domínios para maiores detalhes.
Define se o parâmetro é requerido (obrigatório) para realizar a operação/pesquisa.
Valor padrão para o campo a ser apresentado automaticamente na tela.
P.ex.
  • S
  • [SYSDATE] (assume a data atual)
  • 1.33
Sequência do parâmetro de menu. Define a ordem com que os parâmetros serão apresentados na interface.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
DataNão
Data e horaSim
Flag (check-box)Não
Número inteiroSim
Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.